PROJETO: "O INCRÍVEL UNIVERSO DA ÁGUA"

       Tendo consciência de que a água é um bem esgotável e reconhecendo sua importância para a vida no planeta, sentimos a necessidade de elaborar e desenvolver esse projeto, visando a participação e envolvimento dos alunos através de ações  que favoreçam o consumo sustentável.



  "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo." Gandhi

       Pesquisamos sobre as diversas formas que ocorrem o desperdício e como podemos reduzir o consumo exagerado da água. Fotografamos diversas situações do dia a dia que demonstram o  uso correto e o uso inadequado desse bem.  Confeccionamos apresentações de slides, no LIE(Laboratório de Informática), sobre o assunto em destaque. 



VISITA AO CEMEA
   Os Monitores Ecológicos, da nossa escola, realizaram uma visita ao CEMEA, para aprenderem um pouco mais sobre o tema que estamos trabalhando em nosso projeto, "O Incrível Universo da Água".
    Lá fomos recebidos pelo professor Matheus, que é biólogo e nos levou para conhecermos o Arroio Schmidt. Podemos perceber que o arroio está poluído e a parte que conhecemos estava com bastante espuma branca.
     Com uma espécie de peneira recolhemos algumas larvas existentes no arroio para observarmos no microscópio.    Também recolhemos uma amostra de água para analisarmos o PH.
   Ainda conhecemos a horta cultivada lá e experimentamos uma flor comestível. Descobrimos que o formato dos canteiros são em espiral para que a irrigação aconteça de maneira prática, usando água de uma cisterna.
      Achamos muito interessante o sistema de cisterna, pois a água da chuva que cai no telhado, é direcionada para as calhas que levam essa água para uma caixa d'água, onde fica armazenada e é usada para a horta e para a limpeza do pátio.

O que fazer para vivermos bem no mundo 
e preservar a vida?
    
  Foi pensando nisso que os alunos do projeto prepararam uma hora do conto, na Sala da Lousa, na Semana do Meio Ambiente, com a história "Vamos abraçar o mundinho", da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. A história apresenta soluções ao alcance de todos, como economia de água, reciclagem e cuidado com os animais e as matas. Cada um ajudando um pouquinho, de mãos dadas, é possível abraçar e proteger o mundinho.
 
    
     Durante a Semana do Meio Ambiente os alunos do Projeto intensificaram suas ações distribuindo folders informativos, confeccionados pelas turmas, referentes a reciclagem e descarte adequado do lixo.

     
       A revitalização dos canteiros da escola foi uma das ações realizada pelos alunos.

               "Devemos aprender a produzir menos lixo e a não misturar o que, separado, manteria um valor. Lixo não é outra coisa se não material bom no lugar errado." Lutzemberger

Entrevista com agricultor

    Recentemente saímos da escola para entrevistar um morador do Bairro dos Gringos, que dedica-se a agricultura. Ficamos curiosos para saber como funciona a horta urbana.

Confiram algumas fotos da nossa entrevista.


  Projeto em ação  
 
       Novas ações do Projeto ocorreram hoje durante a manhã. 
     Os alunos afofaram e plantaram hortaliças nos canteiros. 
 
           

Nosso Projeto 
  
Plante agora para colher no futuro 
 
        Foi pensando nisso que os alunos do projeto realizaram o plantio de morangos em garrafa pet, produzindo uma horta suspensa.
        O grupo envolveu-se desde a preparação da garrafas até o plantio, com muito entusiasmo e dedicação.
           Agora é só esperar para colher os frutos!


        Uma surpreendente descoberta

          Hoje fomos agraciados com morangos que  aos poucos  estão aparecendo na nossa horta suspensa.
              

Resultado do concurso 
do logo do Projeto

         Os monitores ecológicos foram desafiados a criar um logo para o Projeto:"O Incrível Universo da Água". O resultado foi encantador, pois utilizaram a imaginação e criaram trabalhos lindíssimos. Todos estão de parabéns pelo empenho, dedicação e criatividade. 
            O logo escolhido foi da aluna Vitória Feltes Decussatti, da turma 52.


Hora da colheita

        Hoje foi o dia de colher os frutos do nosso trabalho. 
         Cada participante do projeto pode colher e levar para casa o tempero da horta.
            
   

Mascote do Projeto

         As turmas foram desafiadas a confeccionar um mascote para o projeto. A turma 11 foi a vencedora com o Mascote Rafael.



Um jeito diferente de aprender

   Os monitores ecológicos fizeram a  saída de campo para observar como funciona o descarte e a separação do resíduo na Usina de Reciclagem. Após a visita os alunos ressaltaram a importância do trabalho dos funcionários, que realizam a reciclagem, dando assim outro destino ao que seria jogado fora, acumulando lixo. 
    No mesmo dia fomos visitar o Entreposto, local onde funciona uma cooperativa dos catadores de lixo.
Lá é descartado o lixo seco da cidade, coletado pelos catadores e enviado para ser reaproveitado como matéria prima.        Posteriormente visitamos a EMEF Esperança, que possui uma cisterna movida por uma bicicleta ergométrica, que quando pedalada produz energia sustentável,  sendo capaz de bombear a água utilizada para irrigar os canteiros. 

Mais um objetivo alcançado


    Um dos nossos objetivos no Projeto "O incrível Universo da Água" é reduzir o consumo de águe e criar alternativas para o uso sustentável da mesma.
       Idealizamos a cisterna, que é um reservatório de armazenamento de água que cai da calha do nosso ginásio, em dias de chuva.
              No mês de novembro o projeto saiu do papel e já podemos utilizar a água acumulada na cisterna para regar a horta e os canteiros de flores.
    Para facilitar, confeccionamos regadores com embalagens de produtos de limpeza dando outro destino ao que seria designado como lixo.      Confiram o satisfação e o encantamento dos alunos com essa nova conquista!


Revitalização dos canteiros

     Hoje os alunos do projeto dedicaram-se aos canteiros deixando o espaço da pracinha em perfeita harmonia.

Confecção do Pilhado


        Confeccionamos recentemente o Pilhado, que serve para guardar as pilhas velhas que serão descartadas de maneira adequada. Aguardamos a colaboração de todos trazendo as suas pilhas para a escola.


     
A descoberta 

     Durante a manhã de hoje, os alunos encontraram uma borboleta que recém saiu do casulo e encontrava-se atrás do palet, onde plantamos os moranguinhos nas garrafas pet. 
   Próximo a esse casulo, havia outro, porém, a borboleta ainda não havia sofrido a metamorfose.
     À tarde, os alunos puderam contemplar o voo da borboleta, logo que o casulo se rompeu.
     Foi lindo de ver!
             

Revitalização da horta e das floreiras

     Os alunos do projeto empenharam-se durante o dia revitalizando as floreiras, limpando e plantando novas mudas de flores. 
      Os canteiros ganharam uma repaginada, com mudas de alface, couve, tempero verde e salsa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário